Nome sujo

Como saber se meu nome está sujo?

By 9 de outubro de 2020 No Comments

Se você tem dúvidas e quer saber se seu nome está sujo, é fácil conseguir essa informação. Existem formas de checar se seu CPF foi incluso nos cadastros de negativados das principais instituições de proteção ao crédito do país.

Vamos mostrar abaixo como você deve proceder e dar algumas dicas para interpretar as informações e, o melhor de tudo, mostrar como você pode limpar seu nome de forma rápida e segura.

Leia até o final e veja como fazer.

Base de negativados

As instituições de proteção ao crédito atuam há muitas décadas no país. Elas prestam um importante serviço aos varejistas e operadores de crédito ao indicarem, baseadas em dados e informações, a capacidade de um cliente se tornar inadimplente no futuro. 

Serasa, SPC e Boa Vista são as principais do país. Sua base de dados tem entre 180 e 202 milhões de CPFs, ou seja, quase a totalidade da população brasileira. Mensalmente, são realizadas dezenas de milhões de consultas a CPFs para a realização de operação de crédito.

A possibilidade de seu nome estar em uma base de dados dessas é muito grande. Para acessá-las e saber se seu CPF tem alguma restrição e outras informações do seu cadastro, é fácil. Veja abaixo como proceder.

1.Serasa

A Serasa permite a consulta a sua base de dados de três formas: presencial, nas agências da empresa espalhadas por todo o Brasil; online em seu site; e através do programa Limpa Nome, também na internet.

No atendimento presencial nas agências, é possível acessar todos os dados da base da Serasa e saber se seu nome está sujo e todas as informações referentes ao seu cadastro, isso tudo gratuitamente. O mesmo pode ser feito online, mas aí é um serviço pago, com planos mensais e anuais de consulta.

Já o programa Limpa Nome é uma plataforma restrita e gratuita, formada pela parceria da Serasa com 90 grandes empresas do país, como bancos, operadoras de telefonia e redes varejistas. São também milhões de pessoas nessa base de dados online de consulta gratuita.

2.SPC

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é um dos mais conhecidos do Brasil. Assim como o concorrente Serasa, ele também oferece acesso gratuito à sua plataforma nas unidades de atendimento presencial e, na internet, mediante o cadastramento pago.

O SPC é administrado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas, a CDL. Aqui você encontra a lista dos balcões de atendimento do SPC e aqui no ambiente online.

3. Boa Vista

A Boa Vista administra a base de dados para a proteção ao crédito mais antiga do país, ativa desde 1960, conhecida como Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), e também tem o maior volume de buscas mensais por CPF.

É possível consultar o SCPC do Boa Vista gratuitamente na internet, bastando para isso se cadastrar na plataforma online, chamada de Consumidor Positivo.

Conclusão

É bem acessível hoje em dia saber se seu nome está sujo consultando todas essas plataformas. O que você não precisa é concordar com todas as informações e condicionar a limpeza do seu nome ao pagamento de dívidas.

A Cash está aqui para lhe ajudar a sair desses cadastros negativos em até 30 dias sem negociações ou demorados prazos para a quitação de dívidas. Entre em contato com os nossos consultores para saber mais dos nossos procedimentos para lhe ajudar na recuperação da sua condição de crédito.

Assine a nossa newsletter e receba no seu e-mail as novidades do Grupo Cash.