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Dicas para otimizar a análise de crédito da sua empresa

By 13 de outubro de 2020 No Comments

Empresas que precisam emprestar dinheiro para seus clientes comprarem têm um desafio extra no mercado: fazer uma boa análise de crédito. O objetivo, claro, é diminuir o risco de inadimplência e manter o equilíbrio das suas operações.

Neste artigo, vamos mostrar como fazer isso de forma otimizada, com dicas que podem ajudar sua empresa a emprestar dinheiro com riscos mais baixos. Boa leitura.

A análise de crédito

Alguns negócios são mais sensíveis ao crédito do que outros, pois dependem que os clientes disponham de uma quantia considerável para adquirir os produtos ou serviços. Nesta situação, oferecer dinheiro emprestado para a compra pode garantir um aumento considerável de vendas. Essa tática é muito comum nas grandes lojas de departamento e supermercados do país, que têm seu próprio cartão de crédito.

A aplicação desse conceito merece muita atenção, pois há riscos envolvidos e a inadimplência pode se tornar um problema grande.

Para minimizar qualquer dano, nada melhor do que uma análise de crédito eficiente, com critérios bem estabelecidos e uma boa política de empréstimos. Vamos lá entender como fazer isso.

1. Use a tecnologia

Análise de crédito há muito deixou de ser no olho no olho. Hoje, a tecnologia está disponível para que seja um processo sofisticado e completo. Softwares têm acesso a banco de dados com informações cruciais dos clientes e, com cálculos e estatísticas, podem fazer um julgamento melhor da condição de crédito do cliente.

2. Invista no cadastro

Tão importante quanto consultar os dados é tê-los. Então, o cadastro do cliente precisa trazer as informações necessárias para a montagem do seu perfil e da sua capacidade de pagamento de dívidas. A dica é enriquecer o cadastro, buscando informações complementares que ajudem na validação dos dados obtidos.

3. Limite o crédito

A ideia é ter um patamar de crédito compatível com o faturamento da empresa. O que gera receita, de fato, são as vendas, o dinheiro emprestado é apenas o combustível para isso. Portanto, ter um limite na concessão de crédito é buscar um equilíbrio nas contas da empresa para mantê-la dentro de um patamar realista de operações.

4. Tenha outras fontes de informação

No contexto do big data, é possível encontrar dados dos clientes em outras plataformas que ajudam a formar o seu perfil com muito mais precisão. Para tanto, é preciso ter acesso a essa fonte de dados. Vínculos com instituições financeiras e de proteção ao crédito podem oferecer informações extras que tornam o cadastro do cliente mais robusto, e a análise mais precisa.

5. Crie uma política de crédito

A melhor forma de se conceder crédito é dentro de regras claras e executáveis. O dinheiro disponível para empréstimo deve estar conectado com uma política clara de limites, perfil de clientes, critérios de concessão e outros parâmetros que a empresa deve estabelecer para fazer do crédito um aliado de primeira hora de seus objetivos organizacionais.

Conclusão

A otimização da análise de crédito acontece por meio de cuidados para garantir que a empresa tenha uma operação limpa sem limitar a oferta de dinheiro para os seus clientes. Na verdade, as dicas acima servem para alinhar o interesse das duas partes.

Esse processo é mais do que checar se as pessoas têm o nome sujo, é uma ferramenta da gestão do crédito que, se aprimorada e bem usada, pode ajudar e muito no aumento das vendas e na prosperidade da empresa.

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