Empréstimo

É o melhor momento para tirar um empréstimo?

By 12 de agosto de 2020 No Comments

Não vamos dar a resposta direta para o título deste artigo, e sim ajudá-lo a construir uma de acordo com sua própria realidade. Tirar um empréstimo é uma decisão muito pessoal que envolve diversas variáveis.

Nossa ideia é explorar tudo o que envolve a decisão de tomar dinheiro emprestado para você saber se é a hora certa de fazer essa operação. Tenha uma leitura atenta e, ao final do artigo, tire suas conclusões.

1. Objetivo do empréstimo

A primeira coisa que você deve perguntar é para que você quer dinheiro emprestado. Desejos e necessidades são igualmente legítimos. Portanto, se for dinheiro para realizar sonhos, como viagens e carro novo, é tão válido como para reformar a casa e pagar a faculdade da filha.

O momento é que deve ser analisado. O dinheiro será empregado em algo que pode esperar ou é urgente? Coisas urgentes devem ser resolvidas logo, para não gerar mais problemas. O que é eletivo deve ser feito na melhor hora, ou seja, quando o crédito estiver barato no mercado. Vamos entender mais o que é isso.

2. Oferta de crédito

A lei do mercado é simples: quanto maior a oferta, menor o preço. Isso também vale para empréstimos. Quanto mais os bancos têm para emprestar, mais vão brigar pelo consumidor com juros mais baixos e maiores prazos. Mas se a economia vai mal, os bancos se tornam conservadores e dificultam os empréstimos, tornando-os caros e desvantajosos.

Analise se sua necessidade de dinheiro casa com um bom momento da economia para tirar empréstimos com juros baixos e prazos flexíveis.

3. Capacidade de pagamento

O quanto você pode comprometer da sua renda para pagar parcelas do empréstimo? Analistas não recomendam passar dos 30% da renda familiar. É importante que a amortização da dívida caiba no seu bolso sem atrapalhar as finanças e gerar algum problema.

Isso pode ser analisado também ao se considerar manutenção de emprego e empregabilidade. Funcionários públicos têm estabilidade, logo dificilmente terão variação na renda. Já empregados da iniciativa privada precisam estar sempre atento aos movimentos do mercado, à saúde da empresa em que trabalham e qual a suas chances de conseguir um emprego rápido em caso de demissão. Tudo isso entra no cálculo da capacidade de pagamento.

4. Investimentos

Quando falamos de investimentos, empréstimos ganham nova conotação. O dinheiro não é para ser gasto, e sim para gerar mais capital. Tirar um empréstimo para fazer mais dinheiro é uma operação racional e até recomendada para empresas.

Cabe aqui saber se o mercado para o seu negócio está aquecido e se assim se manterá até a quitação da dívida. Claro que há riscos, mas é preciso saber se o investimento tem boas perspectivas de retorno. Se a resposta for sim, o empréstimo é muito bem-vindo para capitalizar o negócio e fazê-lo crescer. É um dinheiro que facilmente se paga.

5. Retomada

A saída de crises requer a reestruturação de muita coisa, e um empréstimo vem bem a calhar para que pessoas e empresas retomem suas atividades normais. É em momentos como esse que a ideia de pegar dinheiro emprestado começa a tomar forma.

Aqui não falamos de “melhor momento”, mas de “momento necessário”. A questão deixa de ser eletiva para ser obrigatória para quem precisa colher frutos daqui em diante. Uma injeção de capital pode representar a continuidade de uma empresa, que deve fazer as mudanças imprescindíveis para que tudo permaneça funcionando.

A Covid-19 atrapalhou muitos negócios, mas fez outros repensarem suas estratégias. O empréstimo pode servir, nesse momento, para promover mudanças como a transformação digital. Cabe avaliar se esse é o seu “momento necessário”.

Conclusão

A esta altura você já deve ter uma ideia se é um bom momento para tirar um empréstimo. Avaliar todos esses itens faz você ter mais segurança para saber se está no momento certo para dar esse passo.

Cabe também procurar orientação do próprio banco e das financeiras, que têm bons analistas para ajudar nessa operação. É de interesse do banco emprestar, afinal esse é o negócio dele. Da sua parte, a intenção é garantir que os juros sejam administráveis e que o montante possa ser devolvido sem grandes problemas. E isso tem tudo a ver com a conjuntura.

Então, a resposta é: o bom momento para tirar um empréstimo é aquele em que as duas partes entendem que é um negócio seguro, que o dinheiro será importante para cumprir objetivos e será devolvido sem comprometer o que se tem agora.

Aproveite e leia nosso artigo: Como conseguir crédito no momento de crise.

Este artigo foi útil? Então compartilhe com sua rede para que mais pessoas tenham esse conhecimento.