
Ao final de uma crise, quando a economia começa a melhorar, há uma corrida das instituições financeiras para ofertar crédito. Do outro lado, as empresas fazem fila para conseguir capital para fazer investimentos. Essa é a dinâmica normal de um mercado.
Mas nem sempre o crédito está disponível para todos nas mesmas condições. Como emprestar dinheiro é um negócio de risco, bancos e financeiras precisam ter cautela para ofertar um montante, seja para pessoas físicas ou para jurídicas.
Uma análise de crédito minuciosa dirá quem tem direito ao crédito — tem o nome limpo — ou quem irá penar sem dinheiro. Há ainda uma possibilidade não tão atraente: tomar dinheiro emprestado com juros bem mais altos.
Está aí a importância de ter o nome limpo e um score alto junto a instrumentos de análise de crédito, como SPC, Serasa e Boa Vista.
Mas vamos entender melhor esse caminho. Continue a leitura abaixo.
O crédito para o mercado
Bancos e financeiras têm o maior interesse em emprestar dinheiro a seus clientes. Não se engane, uma restrição de crédito é ruim para ambas as partes, uma vez que ficam sem fazer negócio. Por isso, é interesse de todo o mercado que empresas e pessoas tenham boas condições de crédito, o que significa no fim das contas ter boa percepção do mercado quanto à sua possibilidade de honrar suas dívidas.
No fim das contas, o sistema financeiro o quer muito como cliente. Ele apenas precisa das garantias mínimas para poder emprestar o dinheiro pedido. Bancos e financeiras fazem isso consultando status do cliente junto a:
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Serviço de Proteção ao Crédito
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Serasa Experian
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Boa Vista
Essas empresas são grandes bancos de dados com informações sobre a vida financeira do consumidor brasileiro e das empresas. Elas não têm poder algum sobre pessoas ou empresas, apenas fornecem as informações pedidas pelos seus clientes: bancos, financeiras e empresas que fazem crediário.
Nome sujo são apenas dados
Como dissemos acima, empresas de proteção de crédito são banco de dados, e o que elas vendem a seus clientes são informações. Dados não são nada sem uma análise de contexto e outras informações adicionais que mostrem um cenário mais realista da situação financeira da empresa ou da pessoa.
Dados são informações frias, que sem o contexto pouco dizem sobre a situação do seu titular.
Por exemplo:
Empresas trabalham com um grande volume de movimentação financeira. Estar negativada no SPC, por exemplo, pode não dizer a realidade sobre sua capacidade financeira, tampouco sobre a natureza de operações passadas.
Uma restrição de crédito por conta de um dívida em questionamento, por exemplo, pode atrapalhar a possibilidade de crescimento e o aproveitamento de novas oportunidades no mercado.
Quando você bate à porta de um banco, tem a intenção de pagar cada centavo do que tomar emprestado. E dados e informações muitas vezes não refletem a situação presente, sendo bem injusta uma restrição de crédito nessa hora.
Mas há soluções, rápidas e legais, para resgatar sua credibilidade junto aos órgãos de proteção de crédito e aumentar muito suas chances de conseguir montantes junto a bancos e financeiras.
Como limpar seu nome
Da mesma forma que há empresas especializadas em montar o cadastro financeiro do consumidor e das empresas, existem outras que trabalham para que esse cadastro seja positivo. Tudo de maneira legal, amparado pela legislação brasileira.
O que uma empresa especializada pode fazer por você é:
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Regularização de CPF e/ou CNPJ
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Aumento de score de crédito
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Recuperação de crédito
São soluções que têm amparo legal no Código de Defesa do Consumidor e garantem o direito de pessoas e empresas de seguirem sua vida normal, sem que restrições de cadastro as impeçam de seguir o curso de seus negócios.
Nem sempre temos noção dos nossos direitos e de como é um caminho mais fácil e prático lutar por eles do que aguardar decisão de terceiros baseadas em dados isolados. Ter o nome limpo no mercado é um desses direitos que devemos resguardar para termos, sempre à mão, os meios para prosseguir com nossas vidas e nossos negócios.
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