Score

Geração de score: como funciona na análise de crédito

By 18 de maio de 2020 No Comments

A geração de score de crédito de um cidadão ou empresa é um tema que pode trazer dúvidas tanto sobre a composição dos números quanto do seu uso pelas instituições de crédito. Ao pedir um valor emprestado, o score é um excelente parâmetro para bancos e financeiras saberem sua capacidade de honrar compromissos e baterem o martelo com um sim ou um não.

O intuito deste artigo é trazer informações para tirar dúvidas da geração do score e de como ele é usado no momento da análise de crédito.

Tenha uma boa leitura e um bom aprendizado.

Fatores de decisão

O score de crédito é apenas um fator que incide na tomada de decisão no momento da análise de crédito. Ele é um indicador da possibilidade de inadimplência usado em todo o mundo para gerar oportunidades de crédito, diminuir os custos das operações e democratizar o acesso das pessoas a valores para investimentos. Este é o valor do score no mercado.

Geração do score

A geração do score não é uma simples atribuição de números e somatório de valores. Ele é resultado de um cálculo estatístico sofisticado que leva em consideração muitos fatores que pressupõem riscos à adimplência. Coisas como dívidas, protestos, negativação do CPF ou CNPJ, etc. Isso tudo pode se alterar de região para região, considerando o volume de atividades econômicas locais. Dessa forma, com tantas variáveis, não é adequado fazer comparações diretas, seja entre duas pessoas ou sistemas de diferentes órgãos de proteção de crédito.

Faixas de análise

O score tem três faixas que indicam o status do cidadão no sistema de crédito. Na faixa vermelha, de 0 a 300 pontos, a chance de inadimplência é alta. Já na faixa amarela, alerta-se para risco médio de calote, ficando entre 301 e 700 pontos. Já a faixa verde é sinal verde para o crédito, com baixa possibilidade de inadimplência, indo de 701 a 1000 pontos.

Privacidade do cidadão

A vantagem do uso do score é que ele expõe menos o cidadão e as empresas. Ele é composto a partir de um cálculo estatístico, considerando vários fatores que influenciariam na sua capacidade de pagamento. O valor do score sugere para o operador de crédito sua situação sem expor pormenores que podem gerar constrangimentos e invadir a sua privacidade.

Pontuação para empréstimos

Não existe o parâmetro de pontuação para se conseguir um crédito ou serviço específico. O que se mede é a capacidade de pagamento do cadastrado dentro das faixas do score. Portanto, não é um número de ponto específico a se conseguir para crédito imobiliário ou para cartão de crédito, por exemplo. O usual é decidir usando as faixas do próprio score.

Quem decide?

Já ficou claro que o score é um parâmetro da análise de crédito, não o fator decisório. Quem dá a palavra final é o banco ou a financeira a partir de seus entendimentos próprios. Mas o score não pode ser subestimado, pois seu cálculo é objetivo e envolve todos os critérios de análise que o credor gostaria de saber. Score alto só aumenta a chance do empréstimo.

A dica que damos a todos os cidadãos e empresas é manter o score de crédito sempre alto, pois nunca se sabe quando se vai precisar de um valor para investimentos. 

Há formas de aumentar seus score mesmo com dívidas e negativações. Procure nossos consultores para saber mais sobre os serviços do Grupo Cash.

Siga-nos nas mídias sociais para saber mais sobre geração de score de crédito.