Limpe seu CNPJ

Restrição financeira de CNPJ: como avaliar?

By 20 de outubro de 2020 No Comments

Uma empresa com restrição financeira de CNPJ não tem muitas facilidades no mercado. O nome sujo reduz muito a margem de manobra em operações de crédito e negociações. 

Para não ficar nessa situação, é interessante avaliar se a sua empresa está em boas condições de negociar no mercado. Para isso, é necessário saber que informações podem comprometer os negócios e, principalmente, saber como resolver essa situação.

Veja nos argumentos abaixo porque a restrição financeira não precisa atrapalhar a sua empresa. Boa leitura.

Restrição de CNPJ x Cancelamento de CNPJ

É sempre bom lembrar que restrição e cancelamento de CNPJ são duas coisas totalmente diferentes e de repercussões distintas para a empresa. O cancelamento de um CNPJ só pode ser feito pela Receita Federal, o órgão público competente, que só age em casos de ilegalidades.

Já a restrição financeira de CNPJ está ligada a práticas de mercado, sendo atestada por instituições de proteção ao crédito. É um negócio privado montado a partir de informações relativas ao CNPJ. É uma análise mais aprofundada do que a dos dados públicos que a Receita Federal fornece aos cidadãos.

O que bancos e financeiras querem saber?

Geralmente são bancos e financeiras que procuram informações sobre o CNPJ durante a análise de crédito. Mas outras empresas com as quais se mantêm relações comerciais podem fazer o mesmo. Isso é comum para diminuir o risco de negócio e manter boas expectativa em relação a pagamentos futuros.

Mas ao consultar base de dados de instituições financeiras, pode-se encontrar outros dados, como:

·         Informações societárias – quem são e quantos são os sócios da empresas.

·         Ações judiciais – a quantidade delas e seus valores.

·         Protestos – de dívidas anteriores.

·         Cheques devolvidos – sustados ou sem fundos, assim como valores.

·         Dívidas em geral – em bancos e financeiras.

Como é possível perceber, são uma série de informações com as quais é possível montar um perfil da empresa pesquisada. Aliás, as próprias instituições de proteção ao crédito já fornecem essa ficha completa com um prognóstico sobre a possibilidade de inadimplência. A restrição de CNPJ pode ser, por isso, um fator que atrapalha o andamento do negócio.

Por que sua empresa precisa do nome limpo?

Nem sempre os dados acima representam a real capacidade de pagamento da empresa. Durante sua jornada, muitas coisas podem acontecer. Ações judiciais, por exemplo, podem correr por anos e no final representar um ganho para a empresa. Então, a existência delas não significa que a empresa esteja em apuros ou tem métodos que levem a questionamentos na justiça.

Restrições no CNPJ pode causar essa confusão. A empresa está simplesmente fazendo o seu trabalho e realizando negócios. Uma informação mal interpretada pode atrapalhar o fechamento de vendas e a assinatura de contratos.

Por isso, é importante sempre ter o CNPJ sem restrições, e isso pode ser alcançado com muita velocidade, em até 30 dias, com uma Ação de Exclusão e Sustação de Negativação, baseada no Código de Defesa do Consumidor e na Constituição Federal. Procure nossos consultores para saber como.

Siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro do nosso conteúdo.